Uma abordagem integrada de mobilidade urbana no Porto.
A intermodalidade corresponde a um conceito de oferta de deslocação em transportes públicos, em que:
– O título de transporte é válido em todos os operadores aderentes;
– O tarifário depende apenas do trajeto efetuado sendo independente dos modos de transporte utilizados.
O importante é a viagem e não o número de embarques efetuados.
Por exemplo, uma viagem entre dois pontos A e B no sistema intermodal tem o mesmo preço, quer seja feita na íntegra em autocarro, ou, seja parcialmente efetuada em vários modos (autocarro, metro, comboio). Para além disso, o sistema estabelece um preço que é independente do número de transbordos realizados, isto é, o título tem o mesmo preço se a viagem for realizada numa única linha ou se for necessário recorrer a várias linhas e operadores.
O Andante é o rosto da intermodalidade na Área Metropolitana do Porto (AMP) tendo sido pioneiro a nível mundial ao adotar em exclusivo tecnologia sem contacto.
O sistema intermodal Andante teve as primeiras validações em 2002 e tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2022, registou aproximadamente 165 milhões de validações refletindo um aumento de 42% face ao período homólogo do ano anterior.
Atualmente o sistema intermodal Andante integra 124 zonas, 20 operadores, 630 linhas de operadores rodoviários, 121 estações de operadores ferroviários e 1 795 pontos de venda.
Seguimos viagem com os nossos clientes.