Promover a acessibilidade nos transportes públicos é crucial para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, ao proporcionar a todos os cidadãos uma mobilidade inclusiva, reduzir o impacto ambiental e garantir uma sociedade mais equitativa e justa.
As empresas de transporte público estão atentas e têm vindo a fazer progressos relevantes na acessibilidade dos cidadãos de mobilidade reduzida aos seus serviços procurando eliminar as barreiras físicas algumas vezes existentes.
Para as pessoas com mobilidade reduzida, como cidadãos com deficiências, idosos, pessoas com carrinhos de bebé ou clientes carregados com sacos de compras, é fundamental ter acesso aos transportes públicos de forma cómoda e segura proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.
A Metro do Porto assegura que, em todas as estações, a plataforma dos veículos não possui degraus ou barreiras interiores e encontra-se ao mesmo nível do cais de embarque. Para aceder ao nível subterrâneo do cais, é possível utilizar um elevador disponível desde a superfície.
Nas estações de superfície, todas as rampas de acesso aos cais estão disponíveis e as máquinas de venda e carregamento de títulos foram colocadas a uma altura adequada para permitir o uso confortável por pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas.
Animais de grande porte não são permitidos no Metro embora os cães-guia utilizados por cidadãos invisuais sejam uma exceção a esta regra.
Desde a fase de projeto, o Metro do Porto teve a preocupação de considerar as opiniões e adaptou as recomendações de diversas associações representativas de cidadãos com deficiências sendo um desses exemplos as informações visuais e sonoras disponíveis nas estações e dentro dos veículos.
Todos os autocarros da STCP são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e carrinhos de bebé e dispõem de lugar reservado para o efeito. Estão também equipados com sistemas audiovisuais que fornecem informações sobre destino, número da linha e próximas paragens. Além disso, sinais luminosos e displays eletrónicos são igualmente integrados no funcionamento do veículo. Com esse sistema de informação, pessoas com deficiências visuais e auditivas conseguem orientar-se com facilidade e realizar viagens com tranquilidade, tal como qualquer outro cidadão.
A CP criou o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM) destinado aos clientes com necessidades especiais (CNE) que desejam utilizar o comboio como meio de transporte. Este serviço pode ser requisitado através da Linha de Atendimento 808 100 746, dos Gabinetes de Apoio ao Cliente (sendo disponibilizados gradualmente) ou através de um formulário de requisição disponível 24 horas por dia no site cp.pt. O SIM oferece suporte no embarque e desembarque dos CNE e está disponível todos os dias do ano.
De registar que, embora o período para resposta ao pedido SIM tenha sido reduzido de 12 para 6 horas, é ainda assim necessário que o pedido seja efetuado.
As empresas de transporte público têm vindo a desenvolver esforços significativos para tornar o transporte mais acessível a todos os cidadãos independentemente da sua condição física. Com soluções como rampas automáticas, lugares reservados, informação audiovisual e serviços de apoio ao cliente, é possível garantir que as pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar da mesma liberdade de mobilidade que todos os outros cidadãos.