Principais indicadores
O TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE partilha resultados promissores divulgados em Assembleia Geral, realizada no passado dia 29 de maio de 2024, atingindo o Andante 185,0 milhões de validações intermodais o que representa um aumento de +12,2% face a 2022, com 164,9 milhões de validações. Foi assim ultrapassado o anterior recorde ocorrido em 2019, no período pré pandemia onde se atingiu as 175,5 milhões de validações. O aumento da procura foi mais expressivo nos Passes, +15,9%, embora as viagens ocasionais também tenham aumentado em +6,4%, face a 2022. A receita proveniente da venda e carregamento de cartões Andante, alcançou a marca de 118 milhões de euros, +14,8% do que em 2022. Não obstante o aumento dos custos operacionais decorrentes da inflação, bem como o aumento do investimento na modernização do Sistema Intermodal Andante e da sua Rede de Vendas, destacam-se o Resultado Líquido positivo de 1,4 milhões de euros e o EBITDA com um valor de 2,4 milhões de euros, fixando-se a taxa de cobertura operacional nos 137%.
Outros dados relevantes
Custo médio das viagens
De salientar que os clientes com Passe Andante pagaram, em média, 0,54 euros por cada validação e efetuaram, em média, 50,09 validações por mês. 04-06-2024 2 Já os utilizadores de Viagens Ocasionais pagaram, em média, 1,26 euros por cada validação e efetuaram, em média, 1,27 validações.
Cartões Vendidos e Benefícios do Recarregamento
Em 2023, foram vendidos cerca de 3,6 milhões de cartões Andante, o que representa um aumento de 13,9% face a 2022. Os números permitem aferir o forte contributo do Andante no desenho da mobilidade sustentável na Área Metropolitana do Porto através da utilização de cartões recarregáveis que possibilita a redução em larga escala da produção de resíduos, comparativamente à utilização de cartões descartáveis de 1 só utilização, normalmente existentes nos sistemas monomodais e títulos de bordo. Em termos médios mensais, em 2023, foram utilizados 545,6 mil cartões Andante de papel tendo, cada cartão, sido utilizado no sistema intermodal, em média, 4,29 vezes por mês e contribuindo assim para uma considerável redução na produção de resíduos, na ordem das 17,8 toneladas de papel, cerca de 302 árvores e 178 mil litros de água poupados, pelo simples facto do Andante ser recarregável. Ainda assim, 2023 foi um ano de avanços no caminho da desmaterialização da bilhética, face ao objetivo de avançar para a neutralidade carbónica desta componente da mobilidade através da bilhética digital.
Medidas relevantes de 2023
Salientam-se, ao longo do exercício de 2023, medidas marcantes quer a nível governamental quer da Autoridade de Transportes (AMP), com impacto direto e indutor do aumento de procura de transporte público, entre as quais se destacam:
- Manutenção do valor dos descontos sociais sobre os Passes;
- Lançamento do Passe gratuito para Jovens Estudantes entre os 4 e os 23 anos de
idade Manutenção do valor dos Passes Metropolitanos e Municipais; - Aplicação da TAT ao tarifário Andante, com aumento médio ponderado de 1,022%,
nos títulos Ocasionais; - Extensão do zonamento Andante com integração de Zonas Inter-regionais (IR);
Criação de novos títulos de transporte IR (3Z IR, Municipal IR e Metropolitano IR); - Entrada em serviço do novo operador UNIR.
Parcerias institucionais
O TIP empreendeu ainda um conjunto de iniciativas em diversas áreas que contribuíram significativamente para um maior alcance na comunicação, quer institucional quer diretamente com o público, levando a cabo importantes campanhas informativas e de promoção do transporte público. Destas, destacam-se: – Protocolo de colaboração com a Empresa Nacional de Bilhética Integrada de Angola (ENBI) da qual resultou a vinda e formação de trabalhadores desta entidade no TIP, nas Lojas Andante e na Linhandante; – Protocolo 1bilhete.pt, celebrado entre o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o TIP e a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa), projeto de âmbito nacional que consiste na criação de uma plataforma tecnológica de bilhética intermodal permitindo a interoperabilidade entre os sistemas existentes, bem como a introdução de novos sistemas de bilhética.