A nova travessia fluvial entre o Cais do Ouro, no Porto, e a Afurada, em Vila Nova de Gaia, assinalou ontem o seu primeiro mês de operação. Desde o arranque, o serviço registou um total de 6.776 passageiros transportados, numa demonstração clara da recetividade por parte da população e visitantes da Área Metropolitana do Porto.
Esta ligação fluvial, integrada no tarifário Andante, tem uma duração média de apenas 7 minutos e funciona diariamente com partidas de hora a hora. Trata-se de um projeto-piloto promovido pela Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em articulação com os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia.
A travessia tem-se afirmado como uma alternativa rápida, cómoda e sustentável à deslocação entre margens, sendo especialmente útil para residentes locais, utilizadores regulares de transporte público, turistas e visitantes.
O serviço estará em funcionamento até outubro, período durante o qual será alvo de avaliação contínua.
A travessia aceita todos os títulos Andante das zonas Z2, Z3, passe 3Z (com zonas PRT2 e VNG5 ou metropolitano) sendo também possível adquirir bilhete a bordo por 2,25 €.