A transição energética rumo a uma mobilidade sustentável

A transição energética rumo a uma mobilidade sustentável

Decorreu ontem, 21 de setembro, em Évora, a terceira conferência “Pensar a Energia” promovida pela Agência para Energia (ADENE), tendo fomentado um interessante debate  sobre “A transição energética rumo a uma mobilidade sustentável”.

Convidados especialistas da área, juntamente com os moderadores da ADENE, abordaram temas determinantes para a transição energética do setor dos transporte. Os desafios lançados à sociedade induzidos pela consequente mudança de paradigma estiveram também na atenção do painel.

O TIP esteve representado pelo seu Administrador Delegado – Manuel Paulo Teixeira – com intervenção no 1º painel de debate intitulado “Mobilidade urbana e digital: uma realidade?” que destacou o enorme impacto da digitalização dos sistemas de bilhética na sustentabilidade ambiental. Realçou ainda ser “determinante a opção pela utilização de cartões recarregáveis que permite reduzir em larga escala a produção de resíduos que resultariam inevitavelmente de cartões descartáveis (utilização única).” Os números são claros e, no sistema intermodal Andante, em média, cada cartão em papel é utilizado 4,62 vezes por mês, contribuindo assim para uma redução de aproximadamente 16,9 toneladas de resíduos de papel, que correspondem a uma poupança de cerca de 287 árvores e a cerca de 169 mil litros de água.

O painel contou também com a participação de Pedro Deus, Administrador-delegado na Rodoviária do Alentejo e  Alexandre Videira, Administrador na MOBI.E – Mobilidade.

Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, esteve presente na conferência assumindo na sua intervenção que “a mobilidade de pessoas e bens, a logística, os equipamentos, veículos e material circulante, os sistemas físicos e digitais e as infraestruturas de transportes e de abastecimento energético devem ser pensados em conjunto e nas suas interações entre si e com o espaço e as pessoas”, concluindo que “pensar a mobilidade é também pensar a energia e as duas questões são indissociáveis.

O segundo painel, subordinado ao tema “Descarbonizar o transporte de mercadorias: missão (im)possível?”, contou com a participação de António Comprido, Secretário-geral da APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, Pedro Ponte, Diretor de Equipamento, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Rosário Macário, Professora e Investigadora do IST – Instituto Superior Técnico e Sérgio Batalha, Membro da Direção da APOL – Associação Portuguesa de Operadores Logísticos.

Como ideia chave do debate resulta a vontade de abraçar o desafio da descarbonização do transporte de mercadorias com o apoio de políticas públicas adequadas sendo certo que cada setor requer respostas específicas e associadas às características da cadeia de valor.

O balanço desta terceira conferência é muito animador pelo contributo inexcedível dos seus intervenientes na abordagem holística da mobilidade sustentável que a todos diz respeito.

Pedido de contacto

Tem alguma questão?

Entraremos em contacto logo que possível.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Este site contém cookies para melhorar a sua experiência