Eficiência Ambiental

Eficiência Ambiental na Utilização de Bilhética sem Contacto

Mobilidade Sustentável.

 

A intermodalidade assume-se como um fator determinante na evolução da mobilidade sustentável.

Ao permitir-se que o Cliente viaje em diversos modos de transporte utilizando o mesmo título com a mesma tarifa, o TIP está certamente a potenciar a eliminação de barreiras na mobilidade das populações gerando benefícios significativos para a eficiência ambiental.

O recurso a sistemas de bilhética sem contacto é uma das principais formas de reduzir o uso de papel e, consequentemente, a poluição ambiental. O papel é um dos principais recursos não-renováveis gerador de diversos problemas ambientais, desde a extração da madeira, passando pelo processo de fabrico e distribuição, até a sua disposição final.

Se, por um lado, a utilização de bilhética sem contacto elimina a necessidade de utilizar bilhetes em papel, reduzindo a quantidade de resíduos gerados e as emissões de carbono associadas a todo o processo de produção e transporte, por outro lado, permite também o desenho de redes de transporte articuladas entre si induzindo uma melhor gestão da oferta de transporte público e estimulando a sua utilização em detrimento do transporte individual.

Além disso, a utilização de bilhética digital, como a APP Anda ou o cartão bancário, confere ainda mais vantagens ao cliente e ao meio ambiente.

A opção pela utilização de um sistema de bilhética totalmente sem contacto, com recurso a cartões recarregáveis ou outras soluções que dispensam a utilização de bilhetes em papel, permite reduzir em larga escala a produção de resíduos que resultariam inevitavelmente da utilização de cartões descartáveis (1 só utilização). Em termos médios mensais, em 2022, a utilização de cartões de papel recarregáveis, contribuiu assim para uma considerável redução de resíduos produzidos, na ordem das 16,9 toneladas de resíduos de papel, que correspondem a uma poupança de cerca de 287 árvores e a cerca de 169 mil litros de água.

Pedido de contacto

Tem alguma questão?

Entraremos em contacto logo que possível.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Este site contém cookies para melhorar a sua experiência