A recente Assembleia Geral do TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE trouxe resultados promissores, revelando um avanço notável na utilização do transporte público na Área Metropolitana do Porto.
As deliberações e números divulgados durante a Assembleia destacam a retoma da utilização do transporte público, o crescimento das receitas bem como a expansão da rede de operadores e pontos de venda. Estes resultados das contas do exercício 2022 são o reflexo do compromisso contínuo do TIP em melhorar a mobilidade urbana e oferecer opções de transporte eficientes, credíveis e ambientalmente sustentáveis aos cidadãos.
Validações do Sistema Intermodal Andante:
Um dos factos mais relevantes apresentados na Assembleia Geral foi o aumento expressivo nas validações do sistema intermodal Andante. Os números mostraram um total de 164,9 milhões de validações, representando um aumento de 41,7% comparativamente a 2021. Esse crescimento é um indicador claro de que os cidadãos estão gradualmente a retomar o uso do transporte público, confiando no Andante como uma opção de mobilidade prática, cómoda e conveniente.
Receitas provenientes do Andante:
Outro dado relevante apresentado na Assembleia foi a receita proveniente da venda de suportes e títulos intermodais Andante, que alcançou a marca de 108,9 milhões de euros (+46,0% do que em 2021). Esse valor demonstra o impacto positivo do sistema intermodal no âmbito económico, além de ser um indicativo da confiança dos clientes neste modelo de utilização do mesmo bilhete de transporte sem contacto para todos os operadores. A média de pagamento por validação também foi revelada, sendo de 0,53 euros para cada cliente de assinatura e 1,16 euros para portadores de títulos de viagem Andante.
Expansão da rede intermodal:
O TIP tem vindo a reforçar a sua capacidade para melhorar e expandir a sua rede de atuação e os resultados de contas do exercício 2022 divulgados na Assembleia Geral mostraram avanços significativos nesse sentido. A rede conta com 124 zonas servidas pelos diferentes operadores, abrangendo 20 operadores aderentes ao sistema Intermodal, 589 linhas de operadores rodoviários integradas, e 121 estações ferroviárias (82 do Metro do Porto e 39 da CP – Comboios de Portugal). Foi também destacada a presença de 1.778 pontos de venda de títulos intermodais, não considerando a rede Multibanco em todo o país.
Performance dos indicadores financeiros:
Os Capitais Próprios do TIP apresentaram um saldo positivo de cerca de 6,2 milhões de euros, representando um aumento de 35%. O EBITDA (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) registou um valor positivo de 2,5 milhões de euros, representando um aumento de 202%. Além disso, o Resultado Líquido do Período apresentou um valor de 1,7 milhões de euros.
Este desempenho operacional e financeiro foi acompanhado por um conjunto alargado de iniciativas empreendidas pelo TIP em diferentes dimensões: definição de uma nova estratégia por parte dos novos órgãos de gestão eleitos;
reformulação de procedimentos ao nível corporativo, comercial e de comunicação com o cliente, e ao nível da evolução tecnológica do sistema.
Igualmente marcante no exercício de 2022 foi o processo de desmaterialização da bilhética, assim como a utilização de materiais recicláveis, que permitem, de uma forma responsável, continuar a caminhar na mobilidade sustentável, já com 20 anos de viagem, celebrados a 20 de dezembro, e eternizados numa peça escultórica de arte urbana, cuja imagem serviu de base ao desenvolvimento da campanha de comunicação.
A peça criada pelo atelier “Projeto Ruído” dos artistas Frederico Draw e Rodrigo Contra, consiste numa imagem tridimensional alusiva ao Andante, aos Transportes e aos Clientes e pode agora ser apreciada pela população em locais emblemáticos dos operadores e da Área Metropolitana do Porto
encontrando em exposição itinerante.